Como ter Ideias Criativas e Inovar na Prática como Empreendedor

Como ser mais criativo e inovar na prática como empreendedor?

 

Neste artigo vou mostrar três ferramentas que pode te ajudar a ser mais criativo e inovador como empreender na prática.

 

Para falar de inovação, primeiro temos que começar pelo nosso modelo mental.

 

Nós empreendedores passamos muito tempo na escola  aprendendo muitas coisas legais, mas dentre todas essas coisas aprendemos que não podemos errar, que errar é ruim, mas errar é o primeiro passo para se colocar em ação uma ideia e poder mudar alguma coisa.

 

A escola foi moldada para atender a necessidade da industria. Ela objetivava treinar melhor os funcionários para que eles operassem linha de produção.

 

Linhas de produção são pessoas fazendo a mesma coisa, fazendo parte do processo e muitas vezes nem entendem o final do processo, nem sabem porque estão fazendo aquilo. Só entendem que tem que fazer aquilo e fazer aquilo melhor.

 

O objetivo é que possamos olhar para essa realidade que nos moldou e olhando para isso consigamos desbloquear e ter alguns caminhos e ferramentas para ser mais criativo e inovador.

 

 

ANTES DE TUDO A EMPATIA

 

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Se conseguirmos fazer com que as pessoas sejam a parte mais importante no nosso negócio e ajustar os nosso processos para o que as pessoas desejam, naturalmente estaremos sendo mais criativo e inovador.

 

Antes fazíamos um esforço enorme para que as pessoas se adequasse ao nosso produto, ou negócio e hoje esse é o ponto chave que se inverteu.

 

Existem algumas formas de praticar a empatia e para isso o empreendedor precisa sair de dentro do escritório, sair da tela do computador, do celular, e começar olhar os serviços de perto. Precisa observar:

 

  • Quem são essas pessoas?
  • Como elas são?
  • O que elas pensam?
  • O que elas sentem?
  • Como me sentiria em seu lugar?
  • Observar a linguarem corporal, se esta estressado, se esta feliz.

 

 

BRAINSTORMING SEM JULGAMENTO

 

Outro ponto importante para ser mais criativo, é deixar as ideias virem sem julgar. Fazer um brainstorming ou toró de ideias e colocar todas as suas ideias em um lugar e, então observar, ver o que elas estão passando e anotar.

 

Não é só o que elas pensam, mas também o que elas sentem é que consegue transformar um negócio inovador.

 

 

FERRAMENTA MAPA DA EMPATIA COM FORMA DE SER MAIS CRIATIVO E INOVAR

 

Uma ferramenta para se utilizar nesse caso é o Mapa da  Empatia.

 

Essa ferramenta mostra, não só o que as pessoas falam e fazem, mas também o que ela pensa e sente. E perceber, é diferente do que elas estão falando e fazendo.

 

 

COMO PREENCHER:

 

Para exemplificar vou dar o meu exemplo como Empreendedora:

 

O que o empreendedor sente:

Angustia, Ansiedade, inspiração, pessimismo, otimismo,, vai dar certo, não vai dar certo, ou penso que vai dar certo mas que vou ter que passar por uma serie de empecilhos.

 

O que fala e faz

Se sente ansioso e com medo, mas ele vai la e faz, empreende, ele age. 

Muitas vezes o empreendedor também tem dificuldade em delegar.  Queremos fazer tudo do nosso jeitio, então não compartilha, não delega e ficamos sobrecarregas.

O que escuta

De quem ela ta ouvido e de quem ela ta ouvindo, do pai da mãe, do filho. Da família, você é maluco, como vai poder realizar isso, tem muito imposto, é muito difícil. 

 

O que ele vê

Que quer realizar o sonho, que tem oportunidade e possibilidade, vê outros empreendedores tendo sucesso, pessoas fazendo e realizando e dando certo, vê o empreendedorismo crescendo cada dia mais.

 

Você pode notar que nem sempre o que as pessoas estão escutando, é que elas enxergam. Pode existir uma oportunidade aí, para ser mais criativo.

 

Se você começar a falar, moldar a sua comunicação focado mais no que a pessoa vê, se alinhar e trazer mais o cliente para perto do seu negócio, você tem uma oportunidade de inovar.

 

Agora que preenchemos a parte de cima do mapa, vamos para a parte de baixo.

 

 

QUAIS SÃO AS DORES?

 

Ainda olhando para mim como empreendedora, quais são  minhas dores?

 

  • Falta de verba para investir
  • Não conseguir contratar todas as pessoas que gostaria
  • Pouco tempo pessoal de ficar com a família porque empreender exige muito

 

Esses são alguns exemplos de dores

 

 

GANHOS

  • Ver seu negócio dando certo
  • Sucesso econômico
  • Fazer o que ama
  • Saber que te a realizando um sonho

 

E começamos ver que os ganho move as pessoas, apesar das dores que existem!

 

Essa é uma ferramenta que se aplica a todo tipo de negócio. 

 

Olhando agora para o seu produto, se seu cliente tem algum desconforto com relação aos seus produtos ou serviços, se você conseguir melhorar isso para o meu cliente?

 

 Depois de completo é hora de analisar os resultados e buscar soluções para o seu negócio.

 

 

O mapa vai mostrar o que o outro ta pensando e sentindo. 

 

 

Se eu perceber que não sei o que as pessoas, meus potenciais clientes estão pensando e sentindo, isso é primeiro passo para ir e conhecer melhor o seu público.

 

É muito importante que o empreendedor confie na intuição como recurso, aprender a confiar na própria intuição.

 

 

COMO POSSO TORNAR O PROBLEMA EM ALGO CRIATIVO E TRAZER INOVAÇÃO PARA O MEU NEGÓCIO

 

Para fazer empatia é importante o empreendedor sair de dentro do negócio para conhecer o público.

 

Se no seu negócio existe algum processo para que as pessoas cheguem até o meu negócio e/ou existe um processo antes da pessoa chegar a efetivação da compra, podemos para e analisar esse processo, para que se existir algum problema, você consiga tangibilizar.

 

 

Coloque em um quadro grande e liste todos os problemas percebidos.

 

 

Ao invés de sair solucionando de imediato, faça uma pausa e olhe para o problema, tem um problema chave ou vários problemas?.

Existe a possibilidade de resolver esse problema de uma só vez , ou desmembrar o problemas e vários passos e achar uma solução inovadora para cada passo?

 

E o resultados do tratamento desses problemas será uma solução para alinhada com o usuário, com que seus clientes estão querendo. Trabalhando esse método você provavelmente você vai conseguir evoluir o seu negócio em faturamento, em produtividade ou até em experiência de uso de compra.

 

Então, comece listando os problemas, observe cada um desses problemas e em seguida pergunte-se: Como posso resolver esse problemas?

 

A partir dessa pergunta, vão surgir varias ideias, liste todas sem julgar, depois organize. Nesse momento, vale mais a quantidade de ideias do que a qualidade de ideias.

 

As vezes uma ideia que a princípio parecia impossível, ao longo do tempo torna-se possível. Então não julgue, deixe vim as ideias. Essa é a chance de trazer inovação e criatividade para sua empresa.

 

Uma ferramenta que te ajuda de forma criativa é o Canvas do Problema

 

COMO PREENCHER

 

Olhando da visão do meu cliente ou usuário, liste os problemas e pergunte-se como posso resolver.

 

Junte principais palavras chaves  dos três problemas levantados, e formule um problema geral. (compilação em um grande problema)

 

Por exemplo:

  • Como eu posso atender o meu cliente de uma forma mais conveniente?
  • Como eu posso transferir meu propósito
  • Como eu posso fidelizar meu clientes?

 

Palavras chaves

 

  • Conveniência
  • Proposito
  • Fidelizar

 

Compilação: Como eu posso colocar o proposito no meu negócio de forma  que o cliente perceba, seja mais conveniente para ele e com isso fideliza-lo?

 

O que parece um grande problema, mas na verdade é uma grande oportunidade.

 

Ou seja, onde existe um grande problema, existe uma grande oportunidade de ser criativo e inovar.

 

 

Assista o caso do Mauricio da Cervejaria

 

 

 

A criatividade não é um acontecimento. A criatividade é um processo e para se tornar mais criativo é preciso começar a colocar as coisas em prática, e tornar as ideias visuais, mas como posso pensar de forma mais criativa e trazer inovação?

 

Se você está com a cabeça cheia de ideias, como se fosse um computador lotado e não consegue mais mais operar ele, é porque é preciso fazer o download e colocar essas ideais no papel e para isso a terceira ferramenta é o painel criativo.

 

Esse painel criativo é ideal para ter uma visão ampla do seu negócio.  Para montar o painel criativo você pode tirar ideias de fotos de revistas, de redes sociais, do celular e colocar todas elas em um painel na parede.

Coloque essas imagens todas e comece a ver que sentido nessas imagens. Comece a trabalhar de forma criativa. Essa forma é uma forma importante colocada pela neurociência, onde a forma emocional ajuda o racional.

 

Olhamos as imagens e começamos a ter mais sinapses, fazer mais conexões entre as imagens, e isso acontece muito mais quando visualizamos, enxergamos as ideais.

 

Por isso é importante colocar essas ideias em um painel. E com isso também existe a possibilidade de envolver outras pessoas, colaboradores, amigos, familiares, clientes para que venham e ajudem trazendo suas referências. 

 

Com o painel criativo é possível também que uma ideia colocada por você e por outra pessoa aparentemente pareciam diferentes, e com a imagem, confirmem que as ideias eram semelhantes.

 

Consegue criar divergência criativa e convergência construtiva com imagens

 

O mural criativo é uma ótima opção de começar a colocar em prática a criatividade e a inovação.

 

  • Tirar as ideias da cabeça, fazendo um brainstorming sem julgamento
  • Colocar no mural
  • Criar conexões entre elas
  • Pense em que pode colocar em pratica
  • Inove

 

Todo dia olhe um pouco para o painel criativo. Fazendo isso, eu consigo fazer com torne a criatividade mais forte e relevante e, também eu fico mais confiança criativa para colocar em prática, além de facilitar o processo de inovação.

 

Você pode fazer o painel antes de ter o meu negócio, para ajudar a entender e tangilizar melhor a ideia, entender melhor qual o modelo de negócio eu quero ter e depois vou avançando e analisando se ta conseguindo atingir aquilo que imaginou. 

 

Analisar relatórios é muito importante, mas a gestão por imagem, por aproximação, também é importante porque nos traz uma forte a intuição.

 

Quando olhamos a imagem, conseguimos sentir um conforto ou um desconforto, e conseguimos fazer um ajuste melhor e tangibilizar melhor aquilo que a gente quer.

 

COMO PREENCHER

 

Importante que seja feito na parede, não na tela do computador ou celular.

 

É importante que a visualizemos em vários momentos do dia e também em diferente humor. Quando estivermos cansados, mal humorado teremos um olhar, se tivermos descansados, felizes teremos outro. Não é apenas em um olhar que vamos resolver tudo.

 

No processo de criatividade é importante que tenhamos varias ideias ao longo do tempo.

 

Vou exemplificar um empreendedor que tem a ideia de ter um Foodtruck. Por onde começar?

Ele pode pegar referencias de imagens do exterior. Colocar referencias, cores e imagens de como imagina que seja os clientes, que momento é importante comer o lanche, se for lanche,  alguma temática. Isso pode trazer algo inovador para o negócio.

 

O mural criativo ajuda, a partir de uma ideia chegar ao modelo de negócios e não ao contrario, ele ajuda a explorar as possibilidades.

 

 

 Essas foram as três ferramentas que vão te ajudar a inovar e ser mais criativo.

 

Agora, ferramentas são simples, poderosas mas não vão se criar sozinhas. Não valem de nada se não colocá-las em prática.

Vamos lá, preencha a ferramenta e coloque em prática e depois conte aqui as inovações que você trouxe para o seu negócio.

 

 

Artigo inspirado nos treinamentos do Sebrae SP

 

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