Por que alguns empreendedores não obtêm êxito na conversão por meio do conteúdo do Blog?
Conforme as análises de Natanael Oliveira, um profissional especializado em Marketing Digital e Vendas, apesar do aumento das plataformas de comunicação, utilizar o Blog como uma ferramenta estratégica ainda é um investimento rentável. Através do Blog, é possível criar uma estratégia bem elaborada para alcançar melhores resultados.
Com o Blog, o empreendedor tem uma base online.
Fazer paginas de Captura, criar campanhas online de vendas dão resultados sim, mas se você tem um blog, você consegue gerar conteúdo constantemente e trabalhar em cima de uma geração de autoridade, e fazendo isso diariamente, ou seja, trabalhando para aumentar essa autoridade, o seu faturamento pode ser infinitamente maior.
Por outro lado, muitos empreendedores criam um blog e, simplesmente produzem conteúdos sem planejamento, sem definição estratégia para o que elas querem como resultados, sem pensar no blog como uma ferramenta de vendas para gerar negócios e muitos não conseguem ter resultados, mesmo gerando conteúdos constantemente.
Há uma grande diferença entre produzir conteúdo e criar um conteúdo que venda. Neste artigo, darei dicas de como você pode construir um conteúdo que gere resultados reais para o seu negócio.
Neste artigo vou te mostrar 4 passos importantes para criar um conteúdo que gera vendas.
Serão os passos:
- Como se Planejar antes de Escrever
- Como Organizar o Conteúdo em Tópicos
- Como Criar uma Mensagem Consistente
- Faça ofertas Contextualizadas.
Como se Planejar Antes de Escrever
Para se criar um conteúdo de resultados, é importante que se responda as seguintes perguntas:
1. Qual o Objetivo do Artigo?
Para onde você quer que o leitor vá, após ler o artigo? Essa é uma das perguntas fundamentais, esse é o objetivo que você quer ter como artigo, antes mesmo de começar a escrever.
Você pode levar a pessoa a uma pagina de oferta do seu produto ou serviço (Pagina de Vendas), ou para uma pagina de cadastro (Pagina de Captura de E-mail).
O seu conteúdo tem quer preparar o leitor para o objetivo final.
2. Quais os principais pontos que você deseja que o leitor concorde com você?
Esse é método muito eficiente que ajuda muito na hora da conversão. O leitor precisa concordar com você, com vários”Sim” durante a leitura do artigo.
Durante a criação do seu conteúdo, você precisa escrever de forma que o leitor concorde com você em diversos pontos do artigo, sempre mostrando o problema e dando a solução.
Deve fazer sentido para o seu público-alvo.
3. Qual é a crença que você precisa que o potencial cliente adote??
Essa é uma outra pergunta importante, o que você quer que o seu cliente acredite ao ler o artigo?
4. O que ele precisa saber antes de comprar?
Qual a dúvida que você precisa esclarecer dentro desse artigo, que fará a pessoa dar o passo para comprar ou se cadastrar?
DUVIDA É DIFERENTE DE OBJEÇÃO:
DUVIDA é quando seu cliente não consegue visualizar o futuro,
OBJEÇÃO é algo que ela ainda não acredita naquilo que ela está vendo.
As pessoas precisam conseguir visualizar como ela poderá resolver o problema dela, ao comprar o seu produto.
5. Como posso entregar algo útil, mas incompleto?
Você precisa entregar um conteúdo que a pessoa diga, UAU, mas que ela saiba que existe um próximo passo.
Entregue o que fazer, mas não como fazer!
6. Quais as principais barreiras que o cliente tem que superar para decidir comprar?
Pegue a principal objeção que seu cliente tem e deixe isso presente em seu conteúdo.
Responda todas essas perguntas em um papel antes de começar a escrever, que seu conteúdo ficará muito mais poderoso.
Como Dividir o Conteúdo em Tópicos
Neste passo está a diferença entre você criar um conteúdo que as pessoas vão fazer o que você quer ou fará a pessoa se perder no meio do seu conteúdo.
É do ser humano, divagar no meio da leitura ou seja, 20% a 40% dos leitores, perdem o foco durante a leitura. E a maioria acontece, porque não estão prestando de fato, atenção na leitura.
Porém, quando estamos emocionalmente envolvidos, tendemos a prestar mais atenção na leitura.
No ato da escrita, temos que considerar que a maioria não estará prestando atenção.
Pensando nisso, vou dar algumas dicas de como você pode preparar seu conteúdo.
- Nunca passe de 7 tópicos/passos na leitura
- Crie historias e/ou exemplos em cada tópico
- Crie títulos fortes com chamada para ação.Perguntas, por exemplo “como fazer algo”, ou mesmo títulos Imperativos como “Não faça… Não seja…”, funcionam bem.
- Trate cada tópico como um novo texto Faça sempre afirmações fortes, seja incisivo nas suas afirmações.
Como Criar uma Mensagem Consistente
Como você pode falar a mesma coisa de maneira diferente?
Se você não tem uma mensagem consistente ou não consegue se comunicar de diversas formas, falando do mesmo assunto, você não consegue entrar na mente do seu cliente.
Nosso cérebro aprende com conhecimento, pratica e repetição, quanto mais você escuta e/ou lê sobre um assunto, mais você consegue digerir o conteúdo e assim também é com nosso cliente.
Nossas conexões neurais vêm sendo criada a medida que estudamos e aprendemos.
Então, defina um problema que seu blog resolve e crie conteúdos com soluções, sempre voltado ao assunto principal do seu blog.
Para não ser um conteúdo previsível, traga sempre informações, dados e novidades. Determine um tema, fale conscientemente sobre ele, de várias formas diferentes.
Não mude o tema, mude a abordagem!
Faça Ofertas Contextualizada
A oferta contextualizada diz respeito a chegar ao ponto de mandar o seu leitor para o próximo passo.
Considere o porquê que a pessoa foi para o artigo e adicione elementos durante o artigo, que levem a pessoa a esse passo, que pode ser, conforme nosso objetivo inicial, a pagina de vendas ou um cadastro.
Sempre que entregar o conteúdo, justifique como, por exemplo: “Se você está lendo esse artigo, é porque você está comprometido e, se você está serio em dar o próximo passo o produto…é ideal para você!”
No caso de E-commerce, você pode usar a estratégia do cupom, por exemplo: “ Aqui esta o cupom para você comprar, …..porque você esta lendo esse artigo, você tem um desconto de 10% no produto tal…”
Funcionam muito melhor, do que tentar vender direto, sem antes seu potencial cliente, passe pelo artigo.
Neste caso o artigo serve como segmentação, engajamento e conversão.
É muito comum, a pessoa ver a página de vendas, não comprar, depois receber os artigo, lê e efetua a compra, porque o artigo da noção de futuro, mais informações.
Outra forma, é pegar uma parte do seu produto e ensinar gratuitamente em artigo.
Este artigo foi baseado em um treinamento que fiz e que tem transformado meus artigos. Espero que te ajude também.