Onde estão seus maiores desafios atualmente? Clientes, fornecedores ou colaboradores?
Essa pergunta pode ser respondida de forma positiva para todas as opções, e eu acredito nisso porque já passei por todos esses desafios.
No início da jornada empreendedora, é comum a pessoa ter que tomar conta de todas as tarefas do negócio, desde finanças até marketing.
Comigo também foi assim, e para quem trabalha em casa e tem crianças pequenas, a situação pode ficar ainda mais complicada. Costumo dizer que estamos “entre louças, planilhas e fraldas”.
Porém, é importante buscar parceiros de trabalho para as tarefas que podem ser delegadas.
Entendo que no começo é difícil, mas com o tempo é preciso buscar pessoas para ajudar no crescimento do negócio.
Ser uma empresa de uma pessoa só fica complicado, pois se você precisar se ausentar, como fica seu negócio? Não precisa ter uma equipe gigante, mas uma pessoa em quem você pode confiar.
Delegar é transferir poder ou competência para outras pessoas fazerem por você.
É preciso passar o conhecimento e explicar claramente o que se espera, para ter pessoas ao redor com o mesmo propósito e que possam realizar as tarefas delegadas de forma efetiva. É importante direcionar e acompanhar também, com prazo definido.
Existem alguns pilares para crescer um negócio, sendo o primeiro deles a confiança.
1.Confiança
É essencial contratar alguém em quem você confie e que sinta o mesmo em relação a você. Muitas vezes, quando a empreendedora é muito operacional e quer controlar tudo, demora para perceber que é preciso abrir mão de algum controle para enfrentar novos desafios para o crescimento da empresa.
Por exemplo, imagine que você tenha uma confeitaria e faça tudo no seu negócio, desde os bolos até a parte administrativa. Agora imagine que você possa contratar uma pessoa para ajudar na administração, uma recepcionista administrativa, por exemplo.
Quanto trabalho você acredita que iria diminuir e quanto de tempo você poderia ter para focar no seu core business, que são os bolos? E por fim, imagine o quanto você poderia crescer sua empresa?
Levando isso para o marketing, imagine quanto sua empresa cresceria nas mídias sociais ao contratar uma pessoa de gestão de mídias para fazer a divulgação do seu negócio na internet, uma vez que você não domina as regras do marketing?
É preciso abraçar novos desafios! Se você não der o primeiro passo, nunca vai alcançar seu objetivo.
Muitas vezes, achamos que teremos mais gastos ao contratar uma pessoa para realizar essas tarefas, mas o ideal é focar no resultado. Quanto sua empresa cresceria nas mídias sociais, geraria mais vendas e traria de retorno?
Muitas vezes, estamos tão focados em querer crescer o negócio, ficar trabalhando e trabalhando, e na correria do dia a dia, esquecemos que podemos delegar e ganhar mais tempo. Tudo é questão de parar e colocar a cabeça para funcionar.
2. Planejamento e Revisão: Dicas para o Sucesso Empresarial
Delegar tarefas não significa abandoná-las, mas sim acompanhar o que está acontecendo no negócio. Para isso, é essencial ter um planejamento com objetivos claros e metas com prazos definidos.
Seguir o planejamento e colocar em prática os novos hábitos são fundamentais para o crescimento do empreendimento.
3. Investir em Treinamentos
Investir em treinamentos tanto para o empreendedor quanto para os funcionários pode trazer diversos benefícios:
- como aumento da produtividade
- motivação
- redução de custos
- melhoria da qualidade da mão de obra.
- Menor turnover (troca de funcionários na empresa)
4. Tenha um Propósito Bem Definido e Compartilhe!
Ter um propósito bem definido e compartilhá-lo com colaboradores, clientes, parceiros e familiares pode criar sinergia na empresa e estimular o crescimento conjunto.
O intento estratégico é a capacidade de todos na organização responderem sobre o negócio da empresa, sua razão de ser e como ela garante sua competitividade e crescimento.
5. Tenha Objetivos Claros
Para alcançar objetivos e estimular resultados, é necessário traçar metas claras, estabelecer critérios, colocar prazos e acompanhar o progresso. As reuniões formais para avaliação de resultados e feedbacks são importantes para alinhar as metas e aumentar o nível de colaboração dos funcionários.
Valorizar e reconhecer o trabalho dos funcionários é essencial para manter a motivação e o sucesso da organização. Um caso de sucesso é uma pizzaria que conseguia atender grandes pedidos mantendo a qualidade, pois a proprietária dedicava tempo para avaliar o trabalho dos funcionários e dar feedbacks.
Lembre-se que o sucesso empresarial não é uma fórmula mágica, mas sim resultado de um planejamento eficiente, investimento em treinamento, compartilhamento do propósito, estabelecimento de metas claras e valorização dos funcionários.
Pessoas precisam ser apreciadas, saber que algum está olhando por elas
Me lembrei de um caso que ouvi de há um tempo atrás de uma colega minha que tinha um pizzaria.
Ela tinha os clientes do dia a dia, clientes que consumiam esporadicamente e empresas que pediam até 100 pizzas de uma vez.
E quando chegavam esses pedidos maiores, havia o receio de cair a qualidade.
Pensa comigo: Se no meio de tantas pizzas feitas, vai uma mal feita.
Concorda comigo que aquela pizza ruim, pode acabar indo para um cliente que compra semanalmente, ou mensalmente.
De qualquer forma, a qualidade tem que ser 100% boa em todas as pizzas, não adianta falar que fez 150 pizzas e teve apenas uma ruim, pois essa uma rum pois ter sido entregue para aquele cliente que pediu 1 única pizza e seu pedido é mensal, Já imaginou a perda que pode ocorrer? Sem dúvidas perderia o cliente.
E isso, ela usava para motivar os funcionários, ela dizia que e se fosse ele que tivesse recebido a pizza ruim e, no fim, acabava motivando e fazendo com que a qualidade fosse excelente em todas as pizzas.
Então ache uma forma de motivar seus colaboradores.
Observando que tudo é uma curva de aprendizado. Pode ser que hoje seus funcionários não estejam habituados com isso, mas ao longo do tempo tudo vai se incorporando na cultura da empresa.
Pode ser que você me fale que já tentou não deu certo, realmente é difícil, eu sei, já passei por isso e tenho alguns clientes que já passaram ou estão passando, mas acredite, dá certo!
Mudança traz desconforto, e nem sempre é fácil, mas tem que persistir, ter consistência até o ato da concretização, é assim que vai funcionar.
Dando possibilidade dos funcionários participarem, opinarem, convidados as pessoas para crescerem junto com você.
Quantas vezes você já deve ter ouvido algum funcionário seu falar “ahhh se a empresa fosse minha eu faria assim…” acontece e muito. As vezes são palpites, mas as vezes são soluções. Ouça e avalie, antes de descartar a sugestão.
Envolva seus funcionários no propósito do seu negócio.
6. Parceria com Fornecedores
Estabeleça um relacionamento com seus fornecedores, defina limites de qualidade, preço, prazo e pagamento, além de regras de contratos.
Tenha indicadores para avaliar o desempenho do fornecedor e, principalmente, tenha mais de um fornecedor! Todas as condições de fornecimento do seu produto devem ser acordadas previamente. Aprenda a negociar de forma objetiva, sem envolver emoções.
Um fornecedor deve ser um parceiro de negócios e, em certa medida, deve haver confiança para trabalhar com ele.
É importante deixar claro o que você deseja, como deseja, até quando deseja e sob quais condições, e isso deve ser feito para todos os fornecedores. Nunca dependa de apenas um fornecedor!
7. Matriz de Engajamento de Stakeholders
Stakeholders são pessoas que, de alguma forma, se beneficiam das atividades do negócio, como clientes, funcionários e investidores – ou seja, todas as partes direta ou indiretamente envolvidas nas atividades da empresa. Em outras palavras, uma empresa existe para criar valor para seus stakeholders.
Para gerenciar esses stakeholders, existe a matriz de engajamento de stakeholders. Essa matriz é uma forma de priorizar as atividades e tarefas da empresa. Faça uma lista de atividades e defina suas prioridades de acordo com os seguintes parâmetros:
- Interesse baixo da empresa e poder de realização baixo – monitorar apenas;
- Interesse baixo da empresa e poder de realização alto – manter motivado;
- Interesse alto da empresa e poder de realização baixo – monitorar constantemente;
- Interesse alto da empresa e poder de realização alto – gerenciar de perto.
Para realizar tudo isso, utilize a ferramenta 5W2H. Se você não consegue delegar tarefas e monitorá-las adequadamente, fica difícil encontrar um equilíbrio. A empresa é como se fosse sua casa, e você precisa equilibrar seu tempo, apesar de todas as tarefas diárias.
Ao dividir as tarefas e cobrar da forma correta com as ferramentas adequadas, você pode se concentrar no que é realmente importante para a estratégia da empresa, como uma melhor negociação, prospecção de clientes, gestão financeira, pesquisa de inovação para identificar oportunidades de melhoria e outras tarefas mais estratégicas.
Isso permitirá que você se concentre no crescimento e na expansão da empresa, dando mais atenção a problemas mais complexos que possam surgir sem procrastinar.
Lembre-se: coragem não é ausência de medo, mas é persistir apesar dele.