Você como empreendedor, muito provavelmente já teve alguma experiência com mundo digital e o comércio eletrônico, mas quando pensa em inserir seu negócio nesse universo, se dá conta de que não compreende muito bem o processo de compras e vendas pela internet.
Por 2 anos eu administrei uma loja virtual de cosméticos e na época, foi logo quando o mundo digital explodiu. Muitas novidades, mas ainda na época, havia muito pouca informação de como lidar com um mercado que já se mostrava promissor, mas um pouco assustador ainda.
Foi então que iniciei com minha loja virtual, e aprendi muito nesse período, foi uma experiência muito rica e que me trouxe muitos aprendizados e, hoje venho trazer aqui para você, algumas dicas importantes sobre loja virtual em forma de checklist, para que você possa colocar em prática no seu e-commerce.
Checklist para uma Loja Virtual de Sucesso
Quanto mais facilitarmos a experiência do usuário em nosso site, maior será a chance de efetivação da compra. Ninguém gosta de ficar preenchendo um monte de informações, ou ter que dar muitos passos para concluir uma compra, não é mesmo? Então quanto mais facilitarmos para o cliente, melhor.
- Faça com que seu cliente consiga concluir a compra com no máximo 3 clientes
- Organize bem os produtos dentro da sua loja, o visual tem que estar agradável e organizado, com filtro de busca uteis e inteligentes
- Se precisar criar formulários, deixe com menos campo possível
- Utilize um sistema de armazenamento de dados do usuário, a fim de facilitar a próxima vez que o cliente entrar no site (só fique de olho nas retenção de dados do consumidor)
- Disponibilize varias formas de pagamentos, credito, debito, boleto, quanto mais melhor.
- Utilize ícones para facilitar a visualização e a compra pelo usuário
- A cada passo que o cliente for fazer para finalizar a compra, tem que haver um feedback.
- Mantenha o carregamento do site abaixo de 5 segundos
- Tenha fotos de boa qualidade. De preferencia coloque fotos de pessoas e fotos de todos os ângulos dos produtos
- Utilize um Layout que tenha o dispositivo móvel
- Atenda o prazo de entrega e trabalhe com a credibilidade em evidencia. O importante é agregar valor a sua marca.
- No mundo online desde o layout escolhido, até a embalagem de entrega do produto, tudo conta para agregar valor a sua marca.
- A velocidade do site é fundamental, então preste atenção ao tamanho nas imagens. Verifique o tamanho das imagens que o layout fornece e trabalhe em cima da otimização dessas imagens, deixando-as no tamanho ideal. Uma ferramenta que utilizo é o Tinypng, você pode acessar neste link aqui. Você consegue otimizar as imagens e diminuir o tamanho. Essa etapa vai contribuir para a redução da velocidade do site.
- Lembre-se de renomear todas as imagens como o nome correto do produto. Isso vai ajudar no SEO do site.
- Cumpra o prazo de entrega, conferencia de etiqueta e embalagem na hora da entrega é fundamental. Me lembro de uma vez que eu troquei a mercadoria de duas clientes, uma no nordeste e a outra de curitiba. Isso me acarretou muitos problemas, além do alto custo de ter que fazer a troca. Foi muito constrangedor e estressante.
- Tenha politicas de troca explicitas no site em lugar visível e conter regras claras.
- Um jeito de deixar seu site visível nos mecanismos de busca, como o google, é trabalhar o SEO do site. Para isso uma forma é criar um blog para que você possa criar conteúdo que seja:
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- Qualidade no conteúdo do site
- Relevante para seu público
- Mostre detalhes do seu produto
- Mostre seus diferenciais
- Ofereça uma experiencia única a cada cliente
- Mantenha as paginas sempre atualizadas
- Cada detalhe é importante, como eu disse logo acima, otimizar e renomear as imagens vai ajudar no SEO do seu site. Além de ajudar a melhorar o ranqueamento do seu site no google, o SEO traz varias outras vantagens como :
- Reduz a taxa de rejeição do site
- Mantem o cliente mais tempo no site, fazendo com que tenha um bom tempo de navegação pelo usuário
- Melhorar a visibilidade do site.
- Categorize os produtos de forma correta, com as nuvens corretas de categorias.
- Utilize Urls com palavras chaves para cada produto ou serviço e quanto menor, melhor.
- Quanto mais links você conseguir distribuir na internet, mais seu site subirá no ranking de buscas, mas não saia distribuindo links por ai, evite o spam, que também pode prejudicar o seu site no ranking. O segredo é ter coerência.
- Preste atenção à legislação e normas. A facilidade de compra pela internet traz comodidade, mas pode acontecer falhas e você precisa estar preparado para solucionar essas falhas. Existem regras e normas especificas para a internet que garante tranquilidade para lojistas e compradores. Por isso é necessário:
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- Incluir nome da razão social da empresa e o CNPJ de foram visível
- Coloque seus endereços físicos e eletrônicos, como o e-mail também visível
- Deixe facilitado as informações para o cliente entrar em contato com a loja
- Quando o cliente compra online, ele tem o direito de trocar caso não goste. Então deixe claro as politicas de troca do produtos.
- Deixe bem claro todas as características do produtos como tamanho, cores, material, disponibilidade, despesas extras como frete.
- Se o produto estiver em promoção ou com desconto, deixe claro as regras da promoção ou desconto, assim como prazo de duração.
- Tenha um termo de privacidade do site
- Tenha um certificado de segurança, assim o cliente se sentira mais seguro em realizar a compra.
Todo esse checklist foi pensado em facilitar a experiência do usuário na sua loja virtual.
Se ficou curioso o que aconteceu com minha loja, eu vendi por um bom valor agregado, uma vez que iniciei a loja do zero e a loja cresceu muito em dois anos.