AUTOSSABOTAGEM: Como Parar de Se Sabotar?

Quando criamos obstáculos que nos impedem de crescer em todos os aspectos da vida, seja consciente ou inconscientemente, estamos nos sabotando.

 

Em outras palavras, autossabotagem é quando você se machuca ou quando você se impede de dar todo o seu potencial para alcançar o próximo nível de felicidade ou sucesso que você deseja na sua vida.

 

Meu nome é Sheyla Maziero e neste artigo eu quero falar sobre como podemos nos tornar mais conscientes de quando estamos nos sabotando e de como parar de fazer isso de uma vez por todas.

 

As vezes percebemos que estamos nos sabotando, e mesmo assim continuamos fazendo. Como comer só mais um docinho, enquanto esta na dieta, ou assistir tv enquanto sabe que precisa ler um livro….

 

E outras vezes, fazemos isso sem perceber, porque é apenas um bloqueio mental inato que acontece.

 

A base de por que tendemos a nos sabotar é a ideia de conforto, nós como seres humanos amamos conforto e não suportamos viver sem.

 

Você e eu sabemos, adoramos fazer tudo o que nos deixa confortáveis e amamos permanecer naquilo que é familiar para gente, geralmente não gostamos de surpresa e também não gostamos de nada muito arriscado ou incerto.

 

Geralmente, preferimos permanecer em nossa zona de conforto e a autossabotagem ocorre quando nos aproximamos de seus limites.

 

Ou talvez você tenha passado dessa zona de conforto e você tem essa parte mental ou subconsciente de você que lhe diz, “oohh, vamos voltar atrás, vamos segurar um pouco. Não vamos por aí. Fique aqui onde é seguro. ”

 

E então você faz coisas que não se permitem romper esses limites e romper todos os bloqueios de que você precisa para romper a fim de chegar ao próximo nível de felicidade e sucesso ou coisas incríveis na vida, onde está seus maiores sonhos.

 

Basicamente, em cada uma de nossas vidas há um certo nível de felicidade com o qual nos sentimos confortáveis.

 

Então você pode estar acostumado a experimentar um certo nível de felicidade, e você pode pensar que quer mais felicidade, mas na jornada para chegar lá, você precisa se empurrar para fora desse nível com o qual se sente confortável.

 

E pode parecer tão estranho para você, que você inatamente sabota a si mesmo, então você volta ao mesmo nível com o qual sempre se sentiu confortável, porque é desconfortável e é estranho mudar.

 

É diferente e assustador se esforçar além do que você sabe, o que te deixa confortável.

 

Então isso é autossabotagem.

 

Muitas vezes, é possível que você tenha um nível mais alto de felicidade, mas você não se permite ser tão feliz, porque é muito diferente do que você conhece. E então, você diz a si mesmo, coisas que não se permitem ser tão felizes.

 

Você não se permite desfrutar do seu sucesso porque há algo em você que está prendendo você.

Você simplesmente não se permite sentir, você sabe.

 

A felicidade é algo que você pode escolher para sentir mais, mas muitas pessoas se limitam porque têm medo.

 

E o campo da felicidade que você busca, esta fora de sua zona de conforto e você também tem medo de que, se gostar do seu sucesso ou se estiver muito feliz, que você vai falhar e as coisas vão desabar sobre você.

 

Então é esse medo do desconhecido.

 

Você não quer ter muitas esperanças, e então você meio que não se permite viver ao máximo o seu potencial.

 

Não se trata apenas de auto-sabotar querer ficar na sua zona de conforto, também tem muito a ver com sua autoconfiança e como você vê a si mesmo e seu valor, porque você não se permite sentir feliz se você não acredita que merece.

 

E o mesmo vale para o sucesso e o alcance das suas metas.

 

Você pode pensar que deseja ter sucesso neste caminho.

 

Você pode desejar alcançar este objetivo e talvez subconscientemente no fundo de sua mente, você não se sente digno desse objetivo ou você não sente que merece.

 

E, nesse caso, você sempre se auto-sabotará e acaba se segurando antes de chegar a esse objetivo. Isso vem na forma de procrastinação, desculpas, querer desistir, entrar em uma montanha-russa emocional, não tomar a decisão de se comprometer totalmente, não decidir focar 100%.

 

A realidade é: muitas vezes, o que se interpõe entre vocês e o que você quer é um monte de bloqueios mentais. Não se trata apenas de agir.

 

Se não tivéssemos bloqueios mentais, seríamos como um computador.

 

Nós sabemos, os passos que precisamos dar, as etapas que precisamos fazer para chegar a algum lugar, mas tendemos a pensar demais e a tendência de procrastinar.

 

Assim que tivermos um pouco de sucesso, sair da zona de conforto, inconscientemente, tentamos nos segurar. Como por exemplo, quando você começa a ter um pouco de sucesso, você mentalmente diz a si mesmo: Ok, eu fiz um pouco e agora posso relaxar, descansar e tudo mais. E esse pensamento é sua auto-sabotagem.

 

É porque você tem medo de continuar no mesmo nível, porque se você acredita que não merece ou se é muito estranho, desconfortável e diferente para você, que você fica tipo, “Ok, isso é muito diferente. Preciso voltar ao que me deixa confortável.” E  neste momento você auto se sabota.

 

Agora que entendemos mais sobre a auto-sabotagem e por que isso acontece, qual é a causa raiz disso e Como paramos de fazer isso?

 

 

COMO PARAR DE SE SABOTAR?

 

Como podemos liberar esses bloqueios mentais?

 

Como não ser nosso pior inimigo enquanto perseguimos nossos objetivos e sonhos?

 

O passo inicial consiste em reconhecer o que está ocorrendo.

 

 

É necessário que você tome consciência de como está se autossabotando, identificando as formas pelas quais você se impede de progredir e reconhecendo os sentimentos de resistência que surgem ao sair da sua zona de conforto.

 

 

E ter claramente em mente que o que está fora da sua zona de conforto é estranho, mas é bom para você.

 

Sair da zona de conforto é como trabalhar um músculo, quanto mais você faz, mais você pratica, melhor e mais forte você fica.

 

Além disso, você também tem que trabalhar em sua auto-estima e começar a acreditar que você merece tudo o que deseja.

 

Acredite que é seu.

Acredite que você pode fazer isso.

Acredite que você pode alcançar este objetivo e acredite que você é digno desse objetivo.

 

Você é digno do que deseja, e essa é uma crença interna que você precisa ter para chegar lá, porque se você não acredita que você merece ou você não acredita que é digno do objetivo, não importa o quanto você trabalhe para isso, você sempre encontrará algo que o impede de alcançá-lo.

 

Portanto, você realmente precisa que trabalhar essa crença trabalhar essa autoestima.

 

A próxima coisa que você precisa fazer é aprender a controlar seus medos, sentir o medo e fazê-lo de qualquer maneira, porque, em última análise, a procrastinação é uma forma de medo.

 

Você procrastina porque se preocupa tanto com isso que tem medo de agir, porque você pode piorar tudo. No fundo, você tem medo do fracasso.

 

Então isso é o que realmente significa procrastinação e resistência. É tudo medo.

 

Então você tem que aprender a administrar seus medos, esteja ciente de seus medos, entenda por que você os tem, e, em seguida, aprenda a realizar a ação de qualquer maneira.

 

 

A LACUNA ENTRE SABER e FAZER

 

Existe uma lacuna entre saber o que você tem que fazer e realmente fazer e quanto maior for essa lacuna, maior será o desconforto.

 

Isso significa que quanto mais tempo você demora entre saber o que você tem que fazer e fazendo, quanto mais angústia, estresse e sentimentos negativos você sentirá, porque esse é o seu medo.

 

Essa lacuna refere-se ao período em que você permite que o medo controle suas decisões e a extensão da sua procrastinação é um indicador da intensidade do seu medo.

 

Então você tem que vencer esse medo. Você tem que administrar: reduzir essa procrastinação.

 

Apenas entre em ação!

 

Como eu disse, está tudo na sua cabeça. A última coisa que você precisa fazer é continuar, continuar se esforçando. E não pare, não desista.

 

Muita da auto-sabotagem é apenas aquele pensamento que você diz a si mesmo, “Isto é difícil. Eu quero desistir.” Ou é aquela voz que, depois de alcançar algum nível de sucesso, e te diz isso é o suficiente, “Eu vou ser preguiçoso agora. ”

 

Você sabe, é aquela voz que não quer fazer o que é difícil. É justamente essa voz que é a versão mais fraca de você. E todos nós temos as versões mais fortes e mais fracas de nós, então é totalmente normal e certo.

 

Mas é entender que você é mais forte do que aquela voz fraca que quer desistir. É sua escolha decidir qual voz ouvir.

 

Então, agora deixe aqui nos comentários se você já prestou atenção nos seus padrões de auto sabotagem, fico curiosa para ler mais exemplos de auto sabotagem de auto-sabotagem, especialmente porque é algo que nem todos percebem que estão fazendo.

 

Pessoalmente, para mim, isso acontece por procrastinação, quando tenho um grande projeto e não estou me permitindo enfrentá-lo.

 

E também acontece quando sinto que trabalhei muito e eu alcancei um certo nível de sucesso, e então fico na berlinda porque não quero trabalhar tanto assim.

 

E então  retorno e percebo que posso continuar sendo tão efetiva como sempre, porque acredito que há algo assustador em crescer tão rápido ou alcançar um alto nível de sucesso com o qual você não se sente confortável, porque é tão novo e você ainda não sabe como é esse lugar.

 

Diante do novo e do diferente, pode ocorrer a vontade de recuar e “relaxar”, com o intuito de evitar um crescimento rápido demais. No entanto, essa atitude pode ser vista como uma forma de autossabotagem, uma vez que não se está dando o máximo de si e não se está operando no potencial máximo.

 

Eu não estou colocando 1000% de trabalho duro e esforço, e eu sei que a única pessoa que está me segurando sou eu mesmo. Sou só eu que tenho medo de crescer tão rápido ou eu que tem medo de dar tudo de mim, todos os dias, sempre fazendo o meu melhor, porque quer saber?

 

É cansativo. É cansativo fazer o melhor.

 

É difícil sair de sua zona de conforto, mas é totalmente possível.

 

Então, em vez de ter medo disso, ter medo porque é tão novo ou tão difícil, apenas se permita receber e desfrutar de toda a felicidade, sucesso e abundância neste mundo, porque você merece.

 

Tudo o que você deseja, você merece.

 

Você é tão digno de tudo que você quer e é possível que isso aconteça para você.

 

Portanto, não se bloqueie de alcançá-lo. Permita-se receber. Permita-se ser o melhor que você pode ser. Pare de se auto-sabotar.

 

Eu espero que este video que isto tenha sido útil.

 

Isto ainda é uma jornada para mim, mas o primeiro passo é ficar atento ao que está acontecendo, certo?

 

Gostou do conteúdo?

No meu Instagram, compartilho mais dicas práticas para mulheres empreendedoras que querem se destacar no digital.

Me siga lá em @shemazimarketing e aproveite para aprender como transformar sua presença online!

plugins premium WordPress