O que é Feedback? Conheça as 5 Fases Emocionais do Feedback

Você já experimentou dificuldades ao receber feedback?

 

Comigo já aconteceu! Uma vez, uma pessoa que eu sabia que me apoiava e que gostava de mim de verdade me deu um feedback e, naquele momento, eu me senti incomodada com isso.

 

Porém, após refletir sobre o que foi dito, percebi que o feedback era válido e fazia sentido. Acredito que você também já deve ter passado por algo semelhante.

 

O feedback é uma forma muito eficiente de identificarmos nossos comportamentos e entender como eles impactam os outros e a nós mesmos.

 

 

O que é Feedback?

 

O feedback é uma ferramenta fundamental para o crescimento tanto pessoal quanto profissional.

 

 

 

Trata-se de um processo de comunicação que permite a uma pessoa ou grupo de pessoas fornecer informações sobre o desempenho de outra pessoa ou grupo de pessoas.

 

O objetivo do feedback é ajudar a pessoa a melhorar seu desempenho, seja no trabalho, nos relacionamentos ou em outras áreas da vida.

 

O feedback pode ser positivo, quando se destaca as qualidades e pontos fortes do indivíduo, ou negativo, quando se aponta as áreas em que é preciso melhorar.

 

É importante que o feedback seja específico, claro e objetivo, evitando críticas pessoais ou vagas que possam deixar o receptor confuso.

 

Para receber feedback de forma construtiva, é preciso estar aberto a ouvir as opiniões dos outros, sem se sentir ameaçado ou atacado. É importante entender que o feedback não é uma crítica pessoal, mas uma oportunidade para crescer e melhorar.

 

A reflexão sobre o feedback recebido é fundamental para identificar áreas de melhoria e desenvolvimento pessoal e profissional.

 

 

As Cinco Fases do Feedback

 

Dentro desse  nosso processo de receber feedback, seja ele de alguém conhecido, de um amigo, de um parente, de um chefe, ou até mesmo de um instrumento de analise comportamental, como o DISC, por exemplo, existem cinco fases de emoções que surgem em nosso coração quando recebemos feedback que se seguem na seguinte ordem:

 

NEGAÇÃO –  é comum resistirmos ao feedback e negarmos que tenhamos tal comportamento. Essa reação é uma forma de defesa que pode surgir diante de uma informação que ameace nossa autoimagem ou autoestima.

 

Nessa fase, é importante buscar a reflexão e o autoquestionamento para entender o motivo da negação e começar a lidar com o feedback de forma construtiva.

 

RAIVA – A segunda fase é a raiva, na qual é comum sentir irritação ou até mesmo raiva da pessoa que forneceu o feedback. É uma reação emocional humana natural.

 

INDIFERENÇA – Depois da raiva, podemos entrar em um estado de indiferença em relação ao feedback. Nessa fase, tendemos a não dar importância para o feedback recebido e podemos ignorá-lo completamente.

 

RACIONALIZAÇÃO – Na fase de racionalização, ocorre uma tentativa de autoanálise. Você começa a olhar e comparar situações anteriores para perceber seus comportamentos.

 

ACEITAÇÃO – Na fase final, ocorre a aceitação, momento em que o indivíduo compreende e reconhece a veracidade do feedback recebido e começa a considerar mudanças em seu comportamento. É importante ressaltar que chegar a essa fase pode levar tempo e exigir um esforço significativo de reflexão e autoconhecimento. Mas, uma vez que se alcança a aceitação, o feedback pode ser uma poderosa ferramenta para o crescimento pessoal e profissional.

 

 

Ao ler este artigo, pode ser que você esteja na fase de negação. No entanto, sugiro que, ao receber feedback, você passe rapidamente pelas três primeiras fases (negação, raiva e indiferença). Isso porque, se você permanecer por muito tempo nessas fases, será mais difícil mudar seu comportamento.

 

Vá logo para a racionalização!

 

Imagine que seu chefe disse algo e você perguntou a alguém próximo que concordou de certa forma.

 

Reflita: será que realmente tenho esse comportamento?

 

Uma boa dica é comentar o feedback recebido com outras pessoas próximas e pedir percepções adicionais. Em vez de negar, ficar com raiva ou ser indiferente, abra-se para a perspectiva de outros e busque maneiras de crescer e melhorar.

 

Existe uma grande probabilidade de que você tenha esse comportamento e nem percebeu.

 

Comportamento é repetitivo, tendemos a ter os mesmo comportamentos sempre.

 

Aprenda a receber feedback, isso vai transformar seu comportamento e ter tornar em uma pessoa cada vez melhor.

 

 

 

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