O que é Marketing Digital?

O marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos de pessoas obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços de valor com outros.

 

O marketing digital é, na verdade, a parte do marketing que usa a Internet como um meio para atingir os seus objetivos. O sucesso desse tipo de marketing tem gerado grande interesse em muitas pessoas que ainda não estão familiarizadas com o mundo online.

 

 

“Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros “

 

Ou seja, o marketing é uma estratégia geral, orientado para atender e entender as necessidades dos clientes.

Para fica mais claro sobre o que é marketing, vou falar sobre o conceito de marketing que são os 4ps que envolvem o marketing.

 

  • Produto: é o que se oferece ao cliente, pode ser o serviço ou um produto. Aqui se encaixam os conceitos de qualidade, benefícios e satisfação pelo cliente.

 

  • Preço:  Quanto vai custar para o cliente. Aqui entra o valor monetário para aquisição do produto. Aqui se avalia o custo de produção, margem de lucro, descontos, entre outros conceitos.

 

  • Praça: Logística desde a concepção do produto à entrega, para clientes. Local do negócio, a forma de distribuição e a disponibilidade.

 

  • Promoção:  São as ações de propaganda em si, para que o cliente conheça o produto. É a comunicação.

 

 

Fazer marketing significa satisfazer as necessidade e desejos dos clientes.

 

O papel do profissional de marketing é entender o cliente, mostrar para o cliente a importância do produto na vida dele e a transformação que ele vai gerar, tornando-se se assim mais importante que o produto, é o beneficio que o produto traz.

 

 

Mas afinal, O que é marketing digital? 

 

  Primeiro é importante que você saiba a importância que o marketing digital tem para quem deseja tornar-se um empreendedor digital, pois é através dele que obterá sucesso em seu negócio.

Vamos então começar a desmistificar esse termo.

 

 

Marketing digital são ações de comunicação realizadas por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar produtos.

 

Marketing digital é basicamente um conjunto de estratégias de marketing especialmente desenvolvidas para internet.

 

Falando de um modo mais simples e objetivo, o termo é usado para definir todas as ações usadas pelas empresas virtuais para se comunicar através da internet com o objetivo de vender produtos ou divulgá-los e também é um meio de ampliar seu relacionamento com seus possíveis clientes.

 

As empresas estão cada vez mais estão investindo em marketing digital pelo simples fato de a internet ter se tornado a maior fonte de informação mundial. O investimento aplica-se tanto ao marketing quanto aos conteúdos.

 

 

As três principais finalidades desse alto investimento são:

 

  • O aumento considerável da visibilidade das páginas
  • Aumentar as vendas
  • Otimizar websites para atrair mais consumidores em potencial

 

O marketing digital possui algumas subdivisões e é imprescindível falar sobre algumas para que você possa escolher a correta para seu tipo de negócio. Veja!

 

  • Social media marketing: Processo utilizado com objetivo de aumentar o tráfego de visitas em páginas da internet através de social media que é um termo utilizado para definir sites que oferecem de forma radical a possibilidade de ações sociais como o twitter e Facebook, por exemplo.

 

  • Mobile marketing: Esse é o termo é usado para fazer referência a ações de atividades de marketing por meio de dispositivos móveis. Quando você encontrar por aí o termo M-Marketing, saiba que é apenas uma abreviação do Mobile Marketing.

 

  • E-mail marketing: O email-marketig é uma ferramenta ponderosa que pode melhor de forma considerável o relacionamento entre loja virtual e cliente aumentando automaticamente as conversões (relacionamentos convertidos em vendas). Muitas vezes o cliente pesquisa por um produto e se cadastra em sua loja e esquece. Quando seu e-mail-marketing chega a sua caixa ele automaticamente lembra-se da existência do seu negócio e as chances de ele dar uma passadinha por lá são grandes.

 

 

Como funciona o Marketing Digital?

 
 
Como citei anteriormente, o marketing envolve o conceito dos 4ps. Já o marketing digital envolve 8Ps, criado pelo especialista em Marketing Conrado Adolpho, que ajuda a entender melhor como funciona o marketing digital.
 
 

  • Pesquisa: Pesquisar mercado, oportunidades e público alvo é fundamental.

 

  • Planejamento: Após a pesquisa é a hora de analisar todos os dados e traçar um caminho para a sua estratégia de marketing. As pessoas geralmente vão expressar suas dúvidas e motivações para comprar um produto, bem como os problemas que desejam que alguma empresa solucione.

Essas informações são fundamentais para que os empreendedores possam entender melhor seu público-alvo e criar estratégias de marketing digital eficazes para atingi-lo.

 

  • Produção: Para fazer o marketing digital funcionar, é preciso colocar em pratica, seja com uma ação de e-mail marketing ou uma estratégia de conteúdo.

 

  • Publicação:  Chegou a fase de começar a publicar o conteúdo relacionado que você já estava produzindo. É hora de colocar no ar.

 

  • Promoção:  Nessa fase é hora de promover seu projeto. Produzir material útil para seu publico em redes sociais e/ou anúncios patrocinados.

 

  • Propagação: Propague e compartilhe seu material na web. É nesse exato momento que as redes sociais são fundamentais.

 

  • Personalização:  Personalize seu material e segmente ao publico que deseja atingir. Aqui se segmenta o público-alvo, automatiza e se personaliza as mensagens, como e e-mails  para haja um linguagem direta para seu publico alvo.

 

  • Precisão: Aqui diz respeito a mensuração dos resultados. Uma das ferramentas que podemos utilizar para mensurar esses resultados, é o Google Analytics, pois com ele podemos mensurar os dados de toda a ação online para acertá-la, a fim de aprimorar os resultados.

 
 

Para que serve marketing digital?

 

O marketing digital é uma ferramenta muito versátil e pode ser utilizada para fechar contratos e também para aumentar vendas.

 

A decisão de usar a internet marketing como parte da estratégia geral de marketing essa estrategia é uma decisão particular mas para as empresas e negócios que querem crescer e sem manter no mercado, como o meu negócio, é a unica forma.

 

Os principais objetivos do marketing digital são:

 

  • Comunicar uma mensagem para o cliente sobre você, seus produtos ou serviços;

 

  • Conduzir pesquisas de qualquer natureza com a finalidade de compreender melhor seus clientes e melhorar a oferta do produto ou serviço

 

  • Vender seus produtos ou serviços

 

Essas estratégias só costumam ter bons resultados quando aliadas a ferramentas adequadas e profissionais qualificados. Quando falo de ferramentas estou me referindo a:

 

  • Criação de conteúdos digitais de qualidade e interessantes (textos);
  • Uso inteligente e dinâmico das redes sociais;
  • Estratégias e páginas criadas com atenção especial aos móbiles;

 

Uma dica que é essencial para fechar bons negócios: O bom atendimento aos seus clientes. Essas são as melhores ferramentas de marketing digital.

 

 

O que preciso ter para começar usar estratégias de marketing digital?

 

Inicialmente, lógico que você precisa ter um negócio, depois você vai precisar de um blog ou site onde vai compartilhar artigos que contenham informações sobre seu tipo de negócio ou os produtos que está vendendo.

 

Precisará também das redes sociais e quanto melhor (Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp etc.).

 

As redes sociais são ferramentas importantíssimas para a divulgação do seu blog e de sua loja. Além de compartilhar de forma gratuita, na atualidade existem também os anúncios pagos que, sem dúvida, dão ótimos resultados.

 

A maior vantagem desses anúncios pagos é que você pode escolher quanto deseja ou pode pagar.

 

Se você deseja tornar-se um empreendedor ou empreendedora digital você precisa entender tudo sobre marketing digital, pois essa é sua maior ferramenta para fazer seu negócio dar certo.

 

Se você gostou dessas dicas, deixe um comentário, dúvida ou sugestão aqui embaixo pra mim e se cadastre na minha lista para receber novos conteúdos exclusivos.

 

 

O empreendedorismo feminino está crescendo cada vez mais e, com isso, o marketing digital também é uma área cada vez mais importante para o sucesso desses empreendedores.

 

O marketing digital é uma ótima maneira de alcançar um número cada vez maior de pessoas, além de ajudar a criar um relacionamento sólido com elas.

 

O marketing digital é uma ferramenta fundamental na busca pelo sucesso de qualquer empreendedor, independentemente de seu gênero.

 

As mulheres têm um número cada vez maior de oportunidades na área de empreendedorismo, mas precisam de um plano de marketing eficaz para se destacarem. É importante entender que o marketing digital é muito mais do que apenas anúncios, mas uma possibilidade infinita de divulgação e de crescimento para um negócio.

 

 

 

Referência: Os 8 Ps do Marketing Digital – O seu guia Estratégico de Marketing Digital

 

Gostou do conteúdo?

No meu Instagram, compartilho mais dicas práticas para mulheres empreendedoras que querem se destacar no digital.

Me siga lá em @shemazimarketing e aproveite para aprender como transformar sua presença online!

plugins premium WordPress