Mentalidade Empreendedora: 10 conceitos básicos

Entre os inúmeros desejos que passam pela mente dos brasileiros, ser empreendedor é certamente um dos mais comuns e frequentes.

 

Afinal de contas, a perspectiva de possuir um negócio próprio é altamente atraente, especialmente para aqueles que já são pais.

 

Isso porque ter um negócio para chamar de seu, significa ir além do modelo tradicional de negócio.

 

Dentro disso estão as possibilidades de ser o seu próprio chefe, algo libertador, afinal, quem nunca teve um péssimo chefe?

 

Ter horários de trabalho flexíveis e também ter um local de trabalho flexível, principalmente se a sua escolha for por um empreendimento digital.

 

Mais ainda, para pessoas que já possuem família com filhos, ter um empreendimento próprio significa ter mais tempo para ficar em casa, cuidar das crianças e acompanhar de perto o seu desenvolvimento, o que resulta em uma qualidade de vida maior, algo que cada vez mais pessoas vem buscando nos dias de hoje.

 

Porém, por mais que muitos queiram, a verdade é que apenas poucos conseguem realmente se tornar empreendedores. Isso porque muitos não têm o que é o primeiro passo para ter um negócio de sucesso: ter uma mentalidade empreendedora, e não uma mentalidade de empregado.

 

Afinal de contas, para ser um empreendedor a primeira coisa que você deve saber é que precisa pensar como um!

 

E é exatamente pensando em tudo isso que eu trouxe aqui uma série de informações que vão mostrar para você o que é uma mentalidade empreendedora e como trazer isso para a sua vida, de forma que consiga criar um negócio próprio de sucesso e tenha uma maior qualidade de vida no seu dia a dia.

 

Entenda o que é uma mentalidade empreendedora

 

De maneira bastante resumida, há dez conceitos básicos que regem a mentalidade empreendedora.

 

É importante que você saiba quais são eles de forma a começar a adotar cada um deles no seu dia a dia, de forma a transformar a si mesmo por completo em um empreendedor, um processo que envolve desde o pensamento até as atitudes propriamente ditas.

 

 

São conceitos básicos da mentalidade empreendedora:

 

  1. Inovação: A mentalidade empreendedora valoriza a inovação e a busca por soluções criativas para os problemas.

  2. Visão de negócio: Ter uma visão ampla do negócio e estar sempre atento às oportunidades é uma característica fundamental do empreendedor.

  3. Proatividade: O empreendedor é uma pessoa proativa, que toma a iniciativa e busca ativamente novas oportunidades.

  4. Persistência: A persistência é uma das principais características do empreendedor, que não desiste facilmente diante de obstáculos e dificuldades.

  5. Capacidade de liderança: O empreendedor é um líder nato, que sabe motivar e inspirar sua equipe a alcançar os objetivos do negócio.

  6. Autodisciplina: A mentalidade empreendedora exige autodisciplina e organização para lidar com múltiplas tarefas e responsabilidades.

  7. Capacidade de aprendizado: O empreendedor está sempre disposto a aprender e a se adaptar às mudanças do mercado e às demandas dos clientes.

  8. Tomada de decisão: O empreendedor precisa tomar decisões difíceis e rápidas, muitas vezes baseadas em informações incompletas ou incertas.

  9. Networking: Construir uma rede de contatos é fundamental para o empreendedor, que precisa estabelecer parcerias e buscar novas oportunidades de negócio.

  10. Foco no cliente: O empreendedor está sempre atento às necessidades e desejos dos clientes, buscando oferecer soluções que atendam suas expectativas e demandas.

 

Tendo isso em mente, você já consegue tentar trazer um pouco mais do empreendedorismo para o seu dia a dia.

 

Basicamente, a mentalidade empreendedora é:

 

  • saber ter visão de negócio, sabendo enxergar além do que já existe no momento;
  • é saber confiar em si mesmo e em suas próprias ideias mesmo quando outros desacreditarem em você;
  • ter a coragem para enfrentar desafios e adversidades que fazem parte do processo de todo mundo que alcança o sucesso;
  • é ter a competência para tirar os planos do papel e realmente colocá-los em prática;
  • é saber ser um líder, e não um chefe, capaz de conduzir a sua equipe ao sucesso;
  • saber como fazer um networking que impulsione cada vez mais os seus negócios

 

Muitos pensam que o primeiro passo para se ter um negócio, é abrir uma empresa ou saber o que vai fazer ou vender, isso porque esses detalhes são básicos e devem estar em qualquer negócio, mas antes disso, é preciso algo que poucos conseguem fazer: educar a mente!

 

Ter uma mentalidade empreendedora é fundamental para quem quer ter um negócio  e, principalmente, ter uma mentalidade empreendedora é ter amor por aquilo que se faz, não pensando unicamente no dinheiro, mas geração de valor para o seu público.

 

Gostou do conteúdo?

No meu Instagram, compartilho mais dicas práticas para mulheres empreendedoras que querem se destacar no digital.

Me siga lá em @shemazimarketing e aproveite para aprender como transformar sua presença online!

plugins premium WordPress