O Instagram é uma das redes sociais mais populares da atualidade, com mais de um bilhão de usuários ativos em todo o mundo.
A plataforma, que começou como um aplicativo de compartilhamento de fotos, evoluiu para um ambiente completo de compartilhamento de conteúdo, incluindo vídeos, stories e até mesmo compras online.
O algoritmo do Instagram prioriza conteúdos relevantes para cada usuário, o que significa que as marcas precisam estar constantemente criando conteúdos atraentes e de qualidade para alcançar e manter seu público-alvo.
Além disso, o uso de hashtags e a interação com os seguidores são fundamentais para aumentar o alcance e o engajamento das publicações.
O Instagram também oferece uma variedade de ferramentas para ajudar as empresas a se conectarem com seu público-alvo, incluindo anúncios patrocinados, parcerias com influenciadores e a possibilidade de criar uma loja virtual dentro da plataforma.
O Instagram permite que você promova anúncio dos produtos ou serviços, de forma criativa, porém é necessário mais que uma boa imagem para que você conquiste resultados que você deseja.
Por isso preparei 8 dicas para que você consiga mais visibilidade e atraia mais clientes para o seu negócio.
Dica 1 – Otimize sua Bio
A BIOgrafia é o que liga você a seu cliente, ou seja, é como se fosse o seu cartão de visita, pois informa o que você faz e integram seu perfil à sua loja online.
- Faça uma breve descrição profissional de você ou do seu trabalho;
- Utilize palavras-chaves referente a seu nicho, para que seu perfil alcance uma melhor posição nos mecanismos de buscas;
- Faça um link estratégico, pois o Instagram só permite colocar 1 link na bio e não nos comentários. Esse link pode ser para o seu site ou alguma rede social especifica;
- Seja objetivo na sua descrição e use caracteres que podem chamar a atenção, se for conveniente;
É importante salientar que para você ter uma Bio otimizada, é importante ter bem definido sua Persona.
Dica 2 – Defina seu objetivo
Defina para qual finalidade você quer usar o seu perfil do Instagram.
Estabelecer um objetivo é importante, pois fará com que você crie conteúdos que agregue valor a sua audiência e que haja mais engajamento.
Portante, é importante saber afundo quem é seu publico alvo.
Saber que tipo de conteúdo seus clientes engajam mais, qual a linguagem mais eficiente para seu publico, são perguntas que você deve considerar.
Dica 3 – Personalize suas postagens
Personalizar suas postagens fará com que você crie uma identidade unica para sua marca e que garantirá que sua estética seja sempre consistente e autêntica.
O ideal é que suas postagens sigam os padrões do guia de identidade visual da sua empresa.
Dica 4 – Crie conteúdo de valor
Conteúdo de valor é que fará você encontrar seguidores que tenham interesse para a sua marca.
Seu conteúdo tem que educar, entreter e motivar o seu publico, além de gerar autoridade para sua marca.
Analise o que seu publico está buscando, a “dor” e, gere conteúdo dando soluções para essas dores dos seus clientes.
Uma dica é: conforme você for criando os seus conteúdos, avalie e veja o que deu ou não resultados e vá adaptando.
Saiba que:
- Conteúdo técnico gera mais credibilidade
- Cases constroem autoridade
- Conteúdo cotidiano lhe aproxima das pessoas
- Postagens que tem rostos humanos geram 35% mais interação
- Mensagem motivacional possibilita um maior engajamento
- Aproveite os memes do momento
Dica 5 – Utilize Gatilhos Mentais
Escrever uma boa postagem é fundamental para que você consiga chamar a atenção, melhor ainda quando nestes posts, você utilizar de gatilhos mentais.
Alguns gatilhos que você pode utilizar são:
- Curiosidade – Crie frases que deixe seus seguidores curiosos, de forma que eles queiram acessar suas outras redes sociais e ter um relacionamento com você.
- Reciprocidade – “É dando que se recebe”, entregue o seu melhor para seu publico, com certeza eles irão retribuir.
- Escassez – Quem gosta de ficar para trás, não é mesmo? Crie um senso de urgencia, assim você estará estimulando compras por impulso. “é “Só até amanhã”, afinal, quem resiste á isso?
Existem infinitos gatilhos mentais, que você pode utilizar para chamar atenção do seu publico, seja criativo!
Dica 6 – Use Hashtags
O uso das hashtags faz com que muitos outros usuários visualizem diversas publicações que fazem o uso delas.
Analise as hashtags mais utilizadas, por seu concorrente por exemplo, e descubra as que mais valem a pena usar para o seu segmento.
Usando as hashtags de forma estratégica, é um dos grandes segredos para ganhar curtidas e seguidores no Instagram, além de você conseguir filtrar seu público.
Uma outra dica é:
- Evite hashtags abrangentes como por exemplo: #love
- Crie uma hashtag exclusiva, que você o consiga usar estrategicamente para o seu negócio
Dica 7 Faça uso de vídeos
Já esta mais que comprovado que vídeo engaja muito mais que uma imagem nas redes sociais.
Fazer uso de vídeos, mostrando seus produtos ou serviços, pode contribuir muito para o seu publico.
Faça videos esclarecendo duvidas, mostrando detalhes, vantagens, benefícios e/ou divertidos mostrando produtos ou demonstrando algo da sua empresa.
Uma outra dica é fazer compilações de fotos, transformando-as em slideshows.
Mas lembre-se, que o vídeo deve ter no máximo 1 minuto, uma vez que é o formato que o instagram permite.
Dica 8 – Faça chamada para ação (Call to Action)
Sempre, sempre você deve ser estratégico e incluir uma chamada para ação.
É muito importante você direcionar o seu público, nas suas postagens, para o que você quer que eles façam, direciona-la para ação.
Exemplo, enviá-lo para acessar o seu conteúdo gratuito no site/blog, ou deixar seu contato.
Alguns exemplos de Call to action:
- Acesse o link
- Baixo o App
- Reserve
- Saiba mais
- Assista
- Inscreva-se
Esta é uma das técnicas de transformar seu seguidor em cliente.
Aqui foram 8 dicas para que você consiga ter uma melhor performance de vendas no Instagram.